terça-feira, 29 de novembro de 2011
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Grupo de Mulheres
Foi realizada nesta terça-feira, 08/11/2011, a 1ª reunião do Grupo de Mulheres do CRAS com o tema: "Câncer de Mama", ministrada pela enfermeira do PSF, Viviane Sarmento. A assistente social do CRAS, Sara Janine, iniciou a reunião falando sogre a importância do grupo e explicando que seu objetivo é proporcionar entre elas, o fortalecimento de vínculos, troca de informações e experiências, resgatando a dignidade e cidadania, o respeito que o gênero feminino merece e o auxilio na busca pelo reconhecimento como sujeitos da sua própria história.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belém - AL
Nesta segunda-feira (31) Belém/AL realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a Política Municipal, Estadual e Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos das Crianças e dos Adolescentes”, na Escola Casula Sebastiana Ferreira da Costa, das 7:30h às 13h.
As propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual e, posteriormente, levadas para a Conferência Nacional. Elas servirão para nortear os planos de governos em todas as esferas de poder voltados para crianças e adolescentes. Também durante o evento forão escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual.
sábado, 1 de outubro de 2011
Dia 1º de outubro - Dia Nacional do Idoso
Mensagens de Dia Do Idoso
Idoso
"Idoso é quem tem privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade. Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme. Você é idoso ainda aprende... você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudade. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho."
Autor: ( Desconhecido )
Política nacional
A Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu Art. 1º, institui o Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro de cada ano, e determina, em seu parágrafo único, que "os órgãos públicos, responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso, ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade".
Ao instituir uma data para celebrar nacionalmente o dia do idoso, e determinar aos responsáveis pela implementação da Política Nacional do Idoso (PNI) a obrigação de organizarem eventos para valorizar a pessoa idosa, o Executivo reconhece que há muitos desafios a serem enfrentados, entre estes, o de garantir à pessoa idosa a concretização dos seus direitos, especialmente, o de viver com dignidade.
"Ao desafio de mudar a concepção negativa de velhice, presente na sociedade brasileira, soma-se o desafio de enfrentar e combater as desigualdades, que trazem implicações à vida e ao envelhecimento da população", acrescenta o presidente do CEI/AL, Crismédio Neto.
Com relação aos instrumentos legais de proteção social às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estas dispõem de normas consideradas avançadas, que se constituíram a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. No entanto, os direitos expressos na Constituição tiveram sua regulamentação viabilizada de forma muito lenta: somente seis anos após sua promulgação é que foi instituída a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, reafirma as diretrizes previstas na Constituição Federal e cria o Conselho Nacional do Idoso.
A PNI foi construída por meio de contribuições, resultantes de discussões e consultas realizadas nos estados, com a participação de idosos ativos, aposentados, professores universitários, assistentes sociais e outros profissionais da área de gerontologia e geriatria, bem como de diversas entidades representativas desse segmento. Entretanto, a regulamentação da Política Nacional do Idoso foi efetivada, somente dois anos depois, pelo Decreto 1.948 de 03 de julho de 1996.
O Estatuto do Idoso, disposto na Lei 10. 741, de 1º de outubro de 2003, instrumento que também gerou intensa mobilização popular e levou sete anos tramitando, somente teve sua aprovação quinze anos após a promulgação da Constituição Federal.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Grupo de Gestantes
Nesta terçaa dia 23 de agosto de 2011, foi realizada uma palestra no Centro de Referência da Assistencia Social - CRAS com o GRUPO DE GESTANTES ministrada pela assistente social Sara Janine.
Durante a palestra foram abordados temas relacionados ao período gestacional, tais como:
- Os principais sintomas da gravidez;
- Alterações físicas durante o período;
- O desenvolvimento do bebê;
- O final da gestação e a preparação para o parto.
Apresentação das estagiárias de Serviço Social do CRAS - Jaedza e Priscila.
Entrega das cestas nutricionais.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Beneficio de Prestação Continuada - BPC
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS, é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS:
- Pessoa Idosa - IDOSO: deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.
- Pessoa com Deficiência - PcD: deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS.
Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: assim entendido: o requerente, cônjuge, companheiro(a), o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, pais, e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos. O enteado e menor tutelado equiparam-se a filho mediante a comprovação de dependência econômica e desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.
O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.
O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.
Plano Brasil Sem Miséria
O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.
A quem o Plano Brasil Sem Miséria é direcionado?
O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.
O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.
Quais as ações envolvidas no Plano Brasil Sem Miséria?
O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.
A expansão e a qualidade dos serviços públicos ofertados às pessoas em situação de extrema pobreza norteiam o Brasil Sem Miséria. Para isso, o plano prevê o aumento e o aprimoramento dos serviços ofertados aliados à sensibilização, mobilização, para a geração de ocupação e renda e a melhoria da qualidade de vida. As ações incluirão os seguintes pontos:
- Documentação;
- Energia elétrica;
- Combate ao trabalho infantil;
- Segurança Alimentar e Nutricional: Cozinhas comunitárias e bancos de alimentos;
- Apoio à população em situação de rua, para que saiam desta condição;
- Educação infantil;
- Saúde da Família;
- Rede Cegonha;
- Distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos;
- Tratamento dentário;
- Exames de vista e óculos;
- Assistência social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
Quais serão os pontos de atendimento do programas englobados pelo Plano Brasil Sem Miséria?
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria. As sete mil unidades existentes no País funcionam em quase todos os municípios e outros pontos serão criados.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Palestra realizada em parceria com a BEMFAM sobre "Câncer de Próstata"
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou no dia 21 de Julho com a participação de 25 pessoas, uma palestra sobre Saúde da Homem, com o tema Câncer de Próstata, tendo como palestrante a assistente social da BEMFAM Ana Paula Medeiros.
A Palestra teve como objetivo, conscientizar a população masculina sobre a grande importância de se realizar o exame de toque, quebrando com isso o preconceito existente.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
15 de Junho - Dia Mundial de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa
Princípios Orientadores

O tema da violência contra o idoso comporta uma complexidade muito grande, a começar pelo recente reconhecimento do fenômeno pela sociedade.
Para facilitar a compreensão dos diversos fatores que envolvem a violência contra o idoso, chamamos a atenção para os seguintes princípios orientadores:
- Todo idoso, até que se prove o contrário, é competente para tomar decisões sobre a vida dele.
- Envelhecimento não é sinônimo da perda de autonomia. Entretanto, sabemos que a presença da violência pode promover o medo e inibir a capacidade de decisão do idoso.
Em alguns casos, a avaliação profissional, a partir da situação apresentada, nos levará à conclusão de que existe a violência contra o idoso, mas ele mesmo não tem a percepção de que esteja acontecendo. Essas situações exigem do profissional maior cuidado e prudência.
– Prevenção deve ser a palavra-chave.
- É preciso investir numa cultura que ofereça atitudes positivas na sociedade sobre a velhice e envelhecimento.
- Para a detecção da violência é indispensável a prontidão e atenção para identificar os sinais de alerta.
Quando se caracteriza violência
São muitos os termos utilizados para definir o que é a violência contra o idoso. São exemplos: maus tratos, abuso, negligência, omissão, abandono, etc.. Usaremos a expressão Violência contra a Pessoa Idosa (VCPI).
• Violência Física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.
• Violência Psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.
• Violência Sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou heterorrelacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
• Abandono: violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro ao idoso que necessite de proteção e assistência.
• Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presente no país Ela se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.
• Violência Financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pelo idoso dos recursos financeiros e patrimoniais que possui.
• Autonegligência: diz respeito à conduta do idoso que ameaça a própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesmo.
• Violência Medicamentosa: é administração por familiares, cuidadores e profissionais dos medicamentos prescritos, de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos.
• Violência Emocional e Social: refere-se à agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade, dignidade e autoestima. Caracteriza-se pela falta de respeito à intimidade, aos desejos, negação do acesso a amizades, desatenção a necessidades sociais e de saúde.
Disque Idoso :
(82) 3315-9928
sexta-feira, 3 de junho de 2011
MOBILIZAÇÕES PARA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com o objetivo de discutir a qualidade dos serviços socioassistenciais no município, a Prefeitura Municipal de Belém/AL, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza as Pré-Conferências Municipais. A jornada de debates teve inicio no dia 31/05/11, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
As Pré-conferências passarão, ainda, pelas comunidades de Cabeça D'antas, Barro Vermelho e Chã de Belém. Toda essa mobilização tem em vista a realização da Conferência Municipal da Assistência Social, a ser realizada no dia 20 de junho, com o tema: “Consolidar o SUAS e valorizar seus Trabalhadores", a dinâmica de atividades incluirá debates e trabalhos em grupo, sendo imprescindível a participação dos usuários.
As Pré-conferências passarão, ainda, pelas comunidades de Cabeça D'antas, Barro Vermelho e Chã de Belém. Toda essa mobilização tem em vista a realização da Conferência Municipal da Assistência Social, a ser realizada no dia 20 de junho, com o tema: “Consolidar o SUAS e valorizar seus Trabalhadores", a dinâmica de atividades incluirá debates e trabalhos em grupo, sendo imprescindível a participação dos usuários.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi criado pela lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão de um crime ocorrido na cidade de Vitória/ES, em 1973. Neste ano, uma menina de oito anos foi espancada, violentada e assassinada. Os culpados pelo crime não foram punidos.

Disque Denúncia 100

Disque Denúncia 100
Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Discando o número 100, de abrangência nacional e gratuito, podem ser feitas denúncias de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes, que são encaminhas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.
A campanha foi marcada por palestras nas escolas, caminhadas e panfletagem sobre o tema, sendo realizada pelo Conselho Tutelar de Belém/AL, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS.quarta-feira, 11 de maio de 2011
Homenagem ao Dia do Assistente Social

Neste dia 15 de maio, dia do Assistente Social, que seja um dia de luta, como são todos os dias. Que seja um dia de reflexão sobre o significado de nossa função social. Que seja, sobretudo, um dia de celebração e de alegria. Ao nosso elenco de conquistas há de se somar tantas outras à conta da nossa obstinação, inconformismo e capacidade de contribuir para tornar visíveis e enfrentar as urgências e expressões das tantas facetas da questão social.
PARABÉNS!!!!
terça-feira, 3 de maio de 2011
CRAS abre inscrições para curso de informática
O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em parceria som o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está com vagas abertas para o curso gratuito de Informática Básica, direcionado para beneficiários do Programa Bolsa Família do município.
Os interessados devem ter acima de 17 anos e levar a copia do RG e CPF. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2011. O horário de atendimento para inscrição na unidade é das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Os interessados devem ter acima de 17 anos e levar a copia do RG e CPF. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2011. O horário de atendimento para inscrição na unidade é das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Nutrição na Gestação
Alimentação saudável durante a gestação foi o tema de palestra realizada nesta terça-feira(03/05), no CRAS. Abaixo, segue algumas dicas que foram dadas pela nutricionista do município durante a reunião.
Quais são as dicas de alimentação na gravidez?
• Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia;
• Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação;
• Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia;
• A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.
• O uso moderado de adoçantes foi permitido para gestantes com diabetes pela Associação Americana de Dietética (ADA), que autorizou o uso de produtos à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, sendo considerados seguros ao bebê. O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados, pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Assinar:
Comentários (Atom)



