quarta-feira, 7 de março de 2012

08 de Março - Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março:




     No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
   Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



Objetivo da data:



   Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.





Mulher

Ilsa da Luz Barbosa


Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
 emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a “rainha do lar”;
Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser…




CRAS abre inscrições para cursos de qualificação profissional

Já estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. Está sendo disponibilizado cursos de Fabricação de Sabonete e Fabricação de Sandálias Artesanais.


Os cursos funcionarão no período da manhã e tarde. Como são apenas 18 vagas para cada curso, os interessados devem se dirigir ao CRAS o mais rápido possível para garantir sua participação. O curso é dirigido as famílias em vulnerabilidade social residente no município.



Realização dos cursos:



*Curso de Fabricação de Sabonetes - abril

*Curso de Fabricação de Sandálias Artesanais - maio