segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia do Idoso é comemorado com atividades no CRAS



O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social terá na próxima semana de 27/09 a 29/09 em comemoração ao dia do idoso, comemorado dia 27 de setembro, a Semana do Idoso com uma programação aos idosos.



Dia do Idoso

O dia do idoso se originou através do dia internacional das pessoas idosas comemorada em 1º de outubro criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a para qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. O surgimento da data foi em razão de uma Assembléia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010


Atividade da Campanha Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - Escola João Mateus da Silva (Povoado Chã de Belém)


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Campanha Municipal de Enfrentamento da violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes



A campanha que teve inicio no dia 01 de Setembro, segue até o mês de Outubro, marcada por panfletagens e abordagens educativas nas escolas e com afixação de cartazes informativos em todo a cidade.

Violência sexual é um fenômeno social que envolve complexas relações de poder e qualquer situação de jogo, atos ou relação sexual, homo ou heterossexual, com ou sem contato físico, entre uma pessoa mais velha e uma criança ou adolescente, se expressando através do abuso sexual (intra ou extra familiar) e/ou da exploração sexual.

O abuso sexual é a situação em que pessoas próximas da família ou não, se aproveitam da relação de poder e de confiança sobre meninos ou meninas para satisfazer seus desejos sexuais. Pode ocorrer com ou sem violência física, mas a psicológica sempre estará presente.
Exploração sexual infanto-juvenil acontece quando meninos ou meninas são induzidos a manter relações sexuais com adultos para produção de materiais pornográficos, ou serem levados para outras cidades, estados ou países com propósitos sexuais.

Crianças e adolescentes não se prostituem, são explorados sexualmente. A prostituição é uma atividade livre, quando exercida por pessoas adultas. Já a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorrem no contexto da exclusão social, a dominação de gênero, o preconceito racial, opressão de geração e vínculos de parentesco e de responsabilidade.

Realização:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Centro de Referência da Assistência Social - CRAS
Conselho tutelar

Para denunciar abusos:

Conselho Tutelar de Belém/AL – 0xx82 3525-1154

COMDICA – 0xx82 3525-1154

Policia Militar: 190

Disque denúncia: 9090-(82)-3201-2000